Bem vindo ao Clã do Whisky!
Clã do Whisky
Imigrantes Bebidas

Mais de 100 rótulos de whiskies diferentes
As idades de envelhecimento do whisky

A LENDA DO WHISKY 8 ANOS, OU O STANDART WHISKY

Segundo a lei escocesa, para efeito de rotulação da bebida, deve sempre prevalecer a idade do ingrediente mais novo. Ou seja: se dezenas de ingredientes foram envelhecidos por mais de 12 anos e apenas um foi envelhecido por 3 anos, a idade deste último é que deverá constar no rótulo. O whisky blended deve ter pelo menos três anos de idade envelhecido em barris e o número de anos que conta no rótulo de uma garrafa deve pertencer ao whisky mais novo que se encontra na respectiva mistura. Por outro lado, o whisky single malt precisa apenas de ficar um ano na respectiva garrafa. Talvez seja este o fator da confusão que fez surgir a lenda do whisky 8 anos. Para computar a idade da bebida, em vez de se basear no ingrediente mais novo (como manda a lei), leva-se em conta a média das idades de alguns dos ingredientes, o que é errado. Dessa forma, é difícil você encontrar whisky que tenha explicitamente a denominação 8 anos no rótulo. As marcas que se dizem 8 anos são classificadas como standart whiskys, como Red Label, Ballantine’s Finest, The Famous Grouse, entre outros.

WHISKY 12 ANOS OU PREMIUM WHISKY

Fazendo a transição, o whisky 12 anos ou premium, é um blended whisky amadurecido em 12 anos, com a idade informada no rótulo. Para ser considerado como tal, isso significa que nenhum dos whiskys que compõem o blend final (a mistura final) daquela garrafa terá menos de 12 anos.

AGEDS OU WHISKYS ENVELHECIDOS

Essa é a categoria dada ao Blended Whisky amadurecido por no mínimo 15 anos. A idade é também é impressa no rótulo. Temos Ageds de 15, 17, 18, 21, 30 anos e assim por diante. Quanto maior a idade do whisky envelhecido, mais caro ele se torna. Esse encarecimento não é por acaso. Enquanto o whisky esta amadurecendo em barris de carvalho, ele tem o seu líquido evaporado – o chamado “Parte dos Anjos”. A evaporação irá fazer diferença na concentração e na qualidade final do produto. Para se ter uma ideia da parte que se perde na evaporação, em 30 anos, metade do barril já evaporou.

WHISKYS SEM PREOCUPAÇÃO COM A IDADE

Com a quantidade limitada de destilarias e a alta demanda do mercado consumidor ávido pelo destilado, muitas marcas estão lançando rótulos que preocupam-se mais em trazer uma bebida com uma identidade diferente do que em rotular por idade de envelhecimento. Não são rótulos standarts e alguns possuem aromas e sabores que não perdem para whiskys de envelhecimento premium. Aqui, a função do master blended é primordial para criar um rótulo de qualidade.




Conheça Também:

Imigrantes Bebidas
Adega do Vinho
Vodkas.com.br
cervejanacionaleimportada.com.br
Bebidaebebidas.com.br
Alambique da Cachaça
Absintos.com.br
4156803