Bem vindo ao Clã do Whisky!
Clã do Whisky
Imigrantes Bebidas

Mais de 100 rótulos de whiskies diferentes
Tudo sobre as diversas garrafas de Whiskies

No final da década de 1880, com a invenção da moldagem mecânica do vidro, o whisky passou a ser armazenado em garrafas. Antes disso a bebida era vendida a granel, em pequenos barris, jarras de barro ou em garrafas de vinho recicladas, feitas de vidro escuro – o transparente era taxado 11 vezes mais que o escuro.

Petardo: O nome vem do formato e do rótulo pequeno e escrito à mão, que dão à garrafa a aparência de um petardo. A cor do líquido pode brilhar através do vidro e o modelo incorpora integridade. Apresentada em 1994, a garrafa logo passou a ser conhecida como “petardo” ou “granada”.
 


Relevo: As garrafas com acentuados retratam luxo e são especialmente populares na Ásia. O Crown Royal foi apresentado para marcar a visita do rei britânico Jorge VI ao Canadá em 1939. Tempos depois, a garrafa se tornou mais sofisticada por vir em saco de veludo roxo.
 

 

Garrafa padrão para bebida alcoólica: O formato se tornou o padrão da garrafa de whisky escocês na década de 1890, embora as garrafas anteriores tendessem a ser mais pesadas e feitas de vidro verde muito escuro.
 


Cerâmica: Embalagens como esta são parecidas com as jarras de barro do final do século XIX. A empresa Arthur Bell & Sons tem feito decanters comemorativos em forma de sino na época do Natal, desde 1988. Tais objetos se tornaram alvo de colecionadores e alguns deles são muito valiosos hoje.
 


Beliscão: George Ogilvy Haig introduziu este formato incomum, em 1893, em sua marca de whisky escocês, o Dimple. Nos EUA, a bebida foi vendida como Pinch (beliscão), e o formato da garrafa foi o primeiro a ser patenteado sob leis americanas, em 1958.
 

Swing: Sir Alexander Walker, neto de Johnnie Walker, criou o requintado blend Swing especificamente para freqüentadores de transatlânticos luxuosos. A garrafa tem base arredondada. Por isso, “balança” como o movimento do navio e permanece na vertical.
 


Triangular: William Grant & Sons adotou este formato ergonômico para sua marca Standfast na década de 1950 e para a Glenfiddich em 1964. A forma foi criada pelo designer modernista Hans Schleger.
 

Maker’s Mark lacrada com cera: No fim de século XIX, alguns blenders mergulhavam o gargalo da garrafa em cera seladora depois de enfiar a rolha. Tal prática tornava a garrafa “à prova de violação”. Marge Samuels, mulher do dono da Maker’s Mark, introduziu a novidade à marca na década de 1950.
 

Fonte: O livro do Whisky




Conheça Também:

Imigrantes Bebidas
Adega do Vinho
Vodkas.com.br
cervejanacionaleimportada.com.br
Bebidaebebidas.com.br
Alambique da Cachaça
Absintos.com.br
3739938