Bem vindo ao Clã do Whisky!
Clã do Whisky
Imigrantes Bebidas

Mais de 100 rótulos de whiskies diferentes
Scotch Whisky

Uísque escocês (muitas vezes referenciado como "Scotch" ou "Whisky escocês") é um uísque de malte feito na Escócia. Foi originalmente produzido a partir do malte de cevada, porém no século XVIII, destilarias começaram a comercializá-los feitos de trigo e centeio.

O uísque escocês divide-se em cinco categorias distintas: single malt, single grain, blended malt (inicialmente chamado vatted malt ou pure malt), blended e blended grain. Todos os uísques escoceses precisam sofrer maturação (envelhecimento) em barris de carvalho por pelo menos três anos. Qualquer informação de idade em uma garrafa de uísque, expressada de forma numérica, precisa refletir a idade do uísque mais novo usado para produzir aquele produto. Um uísque com a informação de sua idade é conhecido como "guaranteed-age" (idade garantida).

A primeira citação do uísque escocês data de 1495. Um frade chamado John Cor foi o destilador de Lindores Abbey no Reino de Fife.

A que pode ser atribuída a fama do uísque escocês?

A Escócia tem uma tradição de mais de 500 anos na produção do uísque, desde 1494. Esse aprendizado vai trazendo expertise. Além desse know-how centenário, há fatores inerentes ao país: baixa densidade demográfica e maior preservação das características naturais; clima ideal para uma cevada rica em amido (base para obtenção de álcool); numerosas fontes de águas e uma variada geologia, que contribuem para uma grande diversidade de uísques.

Então, podemos falar em terroir do uísque?

Às vezes, cito esse conjunto de fatores que constituem um terroir para situar as pessoas. Mas esse termo não é muito usado no universo do uísque. No vinho, o terroir vai depender do local de cultivo da uva. Já no caso do uísque, o que mais influencia são as características da região onde foi produzido, ou seja, destilado e envelhecido. Os de Speyside (ao nordeste da ilha), por exemplo, são ricos e complexos, com notas florais e frutados, enquanto os de Highlands (região de terras altas) são mais aromáticos, temperados, ardidos e hebais. Já os de Islay (região representada por diversas ilhas) são defumados, secos e salgados; os de Lowlands (nas terras baixas e planas do sul), leves, suaves e doces; e os de Campbeltown (na costa oeste), iodados, turfados e encorpados.

E quando esses fatores variam a bebida também muda? Existe a safra do uísque?

Embora o uísque seja feito com ingredientes que dependam da natureza (cereais, água e leveduras) e tenha interferência do solo e do clima, que sofre alterações constantes, ele não tem safra. Isso significa que o sabor de cada blending deverá ser sempre o mesmo, o que exige do master blender (cargo máximo da indústria do uísque e profissional que detém as fórmulas) um trabalho incansável para fazer um rearranjo de modo que essa diferença não seja percebida.

Por Eduardo rotela embaixador do Chivas Regal e wikipédia




Conheça Também:

Imigrantes Bebidas
Adega do Vinho
Vodkas.com.br
cervejanacionaleimportada.com.br
Bebidaebebidas.com.br
Alambique da Cachaça
Absintos.com.br
3937573