Bem vindo ao Clã do Whisky!
Clã do Whisky
Imigrantes Bebidas

Mais de 100 rótulos de whiskies diferentes
Classificando drinks

Fazer um drink parece fácil né? É só pegar a receita na internet, misturar os ingredientes e pronto. Opa, vamos com calma. A graça de saber fazer um drink é entender o porque algumas misturas dão certo e outras não. É saber como agradar ao paladar do seu “cliente” sem ter que recorrer a tentativa e erro. Para começar a entender melhor como cada drink se comporta é necessário aprender, primeiramente, a classifica-los.

Os coquetéis são classificados através das seguintes maneiras:

1. Modalidade
2. Categoria
3. Grupo ou Família

Você sabe classificar o seu drink?

A MODALIDADE é a maneira de como o seu drink é feito. Eles pode ser:

BATIDOS: Devido a densidade diferente dos componentes, esses drinks necessitam ser batidos na coqueteleira (shaker) ou no liqüidificador para que possam se misturar de maneira uniforme. Não só para a apresentação, mas também para homogenizar o sabor.

MEXIDOS: São os drinks que usa-se o copo misturador (mixing glass) e a colher bailarina. Esta modalidade de coquetel é sempre feita com bebidas de densidades semelhantes, devem ser servidos gelados em taça de coquetel, porém sem pedras de gelo.

MONTADOS: São os mais charmosos. São preparados nos próprios copos onde são servidos. Feitos com muito esmero pois em muitos casos seus ingredientes não devem se misturar, causando efeitos de cores, sendo que as mais densas devem ser colocadas primeiro.

Quando classificamos um drink por CATEGORIA avaliamos a apresentação e o intuito com o que o drink é servido:

SHORT DRINKS: São as bebidas servidas em copos pequenos como cálice, taça de coquetel, copo “old fashioned”. Dentro dos short drinks classificamos os secos e/ou ácidos como aperitivos e os doces e/ou cremosos são digestivos. Eles são considerados os “verdadeiros coquetéis”.

LONG DRINKS: Os long drinks são cocktails refrescantes, normalmente compostos de água, sucos, refrigerantes, sodas, águas gaseificadas ou espumantes e servidos em copos longos, sempre com muito gelo. São ótimos para serem tomados em dias quentes, na praia ou piscina, após a prática de esporte e em festas. Conheça alguns long drinks.
 
HOT DRINKS: Como o próprio nome já sugere, os hot drinks são coquetéis feitos com bebidas quentes tais como: café, chás, chocolates, servidas com ou sem álcool. São utilizadas para revigorar, estimular e combater o frio.

Já quando um drink é classificado por GRUPO OU FAMÍLIA analisamos desde a origem dos ingredientes até as formas de serem servidos:

COLLINS: Long. Drink montado, preparado com suco de limão, açúcar, club soda e o destilado. Ex.: Tom Collins.

EGG NOGS: Coquetéis nutritivos feito a base de leite, açúcar, ovos, canela ou noz moscada e às vezes vinhos fortificados. Podem ser frios ou quentes. Ex.: French Egg Hot, Boston Egg Nog.

FIZZES: “Fizz” = Efervescência. São preparados com açúcar, limão, soda e muito gelo. Todos os ingredientes devem ser batidos e completados com soda. São tônicos, calmantes e altamente refrescantes. Ex.: Gin Fizz.

FLIPS: São muitos nutritivos, feitas a base de gema de ovo, vinhos generosos e as vezes açúcar e pulverizados com noz moscada ou canela. Ex.: Porto Flip.

GROGS: São servidos sempre quentes. São feitos com água fervendo, açúcar e rodela de limão espetados com cravo e sobre o limão coloca-se o destilado e ateando fogo em seguida. Geralmente os destilados são da família do brandy. Ex.: Grog de Calvados ou Grog de Kirsch.

HIGH BALLS: Long Drink, bebida destilada com gelo completado com soda ou ginger ale e um zest de limão. Ex.: Scotch “highball”.

JULEPS: Long Drink, feito com hortelã macerada com açúcar servido com qualquer destilado, geralmente whisky e gelo picado. Ex.: “Mint Julep”.

POUSSE CAFÉ: Origem francesa. Preparado com licores, destilados e xaropes. Deve-se saber a densidade das bebidas pois são feitas em camadas e não devem se misturar. Ex.: “Imperial Pousse Café”.

SLING: Long Drink preparados com limão, açúcar, um destilado, um licor e completados com soda.

SMASHES: Smash = esmagar. Se preparam em copo old fashioned com hortelã esmagada com açúcar acrescido de gelo, um destilado e decorado com rodela de laranja, cereja e casca de limão. Ex: Rum Smash.

SOURS: Sour = ácido. São sempre batidos com um destilado, suco de limão e açúcar e às vezes com um pouco de clara de ovo.

FRAPPEE: Feitos com gelo moído e servido, geralmente em taça de cognac




Conheça Também:

Imigrantes Bebidas
Adega do Vinho
Vodkas.com.br
cervejanacionaleimportada.com.br
Bebidaebebidas.com.br
Alambique da Cachaça
Absintos.com.br
4304738