Bem vindo ao Clã do Whisky!
Clã do Whisky
Imigrantes Bebidas

Mais de 100 rótulos de whiskies diferentes
Whisky puro, com água ou gelo?

A apreciação de um uísque não é consensual pois depende da forma como ele é degustado. Uns preferem a bebida no seu estado puro e outros preferem adicionar água ou gelo para aperfeiçoar os seus sabores e aromas principais. Saiba quando deve adicionar água ou gelo a um uísque e descubra seus sabores mais profundos.

O uísque é uma das bebidas alcoólicas mais admiradas e conceituadas em todo o mundo e à sua volta estão reunidos milhares de apreciadores. A sua ingestão proporciona prazeres e sensações diferentes e isso levanta muitas questões: Como é que deve ser servido um uísque?  puro? Com umas pedras de gelo? Deve ser acrescentado um pouco de água ao Bourbon clássico? Não existe unanimidade na forma como um uísque deve ser servido, mas a melhor maneira de o beber passa por desfrutar e apreciar todos os seus sabores da maneira que lhe dá mais prazer. independentemente de este ser com gelo, água ou puro.

Adicionar ou não água ou gelo no whisky?
No mercado atual, existem vários tipos de uísques e estes variam de acordo com a idade e com o volume de álcool. Estas características afetam diretamente a degustação e a descoberta dos sabores espirituais de um determinado uísque e é por isso que alguns apreciadores acrescentam água ou gelo para que consigam apreciar um uísque ao seu gosto. Durante uma prova, a água ou o gelo podem ser adicionados a um uísque nas seguintes situações:

Prova de uísques no barril: O uísque no barril encontra-se no seu estado puro e a adição de água fria ou gelo (um ou dois cubos) nos uísques que têm mais de 50% de volume de álcool facilita e beneficia a sua ingestão. Ao adicionar água fria ou uma ou duas pedras de gelo, os sabores e os aromas que possam estar perdidos começam a emergir, o que faz com que a queima do álcool fique menos percetível.

Nesta categoria, o Bourbon de Booker e Ardbeg são os uísques que melhor combinam com um jato de água fria. Se, por outro lado, optar por adicionar um cubo de gelo, deve esperar alguns minutos para que o uísque e gelo possam aquecer um pouco antes de o apreciar. Os cubos de gelo apertam o uísque por um curto período de tempo e, à medida que o gelo vai derretendo, os sabores mais escondidos que estão contidos num uísque são revelados.

Prova de uísques com um volume de álcool entre os 45% e 50%: Na degustação destes uísques existe quem defenda que devem ser reforçados com água ou gelo e outros que criticam a sua utilização. Os que defendem a adição de água ou gelo, acreditam que um pouco de água ou gelo ajuda a reduzir o ardor do álcool, permitindo-lhes detetar algumas nuances subtis no espírito do uísque. Por outro lado, outros consideram que a adição de água ou gelo pode fazer com que o espírito do uísque fique mais fino e isso faz com que o seu paladar seja mais aguado. A melhor maneira de determinar o método que se aplica a si é o da experimentação, onde conhecerá o sabor certo e o errado.

É de realçar que os degustadores e avaliadores profissionais adicionam frequentemente muita água na análise de um determinado uísque a fim de detetar todos os seus sabores. Eles fazem isso apenas no interesse da sua revisão e avaliação, não para maximizar o seu prazer individual.

Prova de uísques com 40% de volume de álcool: A prova deste tipo de uísques, como por exemplo o Jack Daniels é, por norma, apreciada sem qualquer tipo de água ou gelo. Um uísque com 40% de volume de álcool já foi cortado na destilaria e pode não precisar de mais água ou gelo. Em todo o caso, o paladar será sempre o elemento final dessa decisão e se preferir beber o seu uísque com gelo é livre de o fazer




Conheça Também:

Imigrantes Bebidas
Adega do Vinho
Vodkas.com.br
cervejanacionaleimportada.com.br
Bebidaebebidas.com.br
Alambique da Cachaça
Absintos.com.br
4304739