Bem vindo ao Clã do Whisky!
Clã do Whisky
Imigrantes Bebidas

Mais de 100 rótulos de whiskies diferentes
Harmonização entre Whisky e Charuto

Harmonização entre charutos e whiskies

 

O Epicure Sommelier é o profissional especializado em combinar sabores e aromas de bebidas e alimentos. Essa é uma arte que requer muita prática e estudo. O interessante é fazer a harmonização entre Whiskies e charutos para que um complete o outro, ao invés de camuflar o sabor de um dos componentes devido à combinação inadequada. Para que você faça a escolha certa sem tantos experimentos, Saiba de antemão combinações que casaram perfeitamente

 

Charuto Terra de Vera Cruz Double Corona com Whisky Jack Daniel´s

O sabor mais “carbonizado” do whisky complementa muito bem com o sabor do charuto, tornando a experiência muito prazerosa. O álcool aquece e aguça as papilas gustativas e deixas as nuances do charuto ainda mais sensíveis, com um fim de boca bem suave e nada de amargor. Uma harmonização muito boa.

 

Charuto Monte Pascoal Robusto com Whisky Chivas Regal 18 anos

O whisky Chivas 18 anos é um Scotch extremamente macio e redondo, uma mistura de blends bem suaves, perfeito para uma degustação de charutos como o Monte Pascoal Robusto, um charuto suave, com tabaco mata fina, que é saboroso sem ser muito encorpado, e levemente apimentado.

 

Charuto Dannemann Artist Line Robusto com Whisky Dalmore 15 anos (Puro Malte)

Este whisky puro malte, è envelhecido em barris de Sherry, da parte norte da escócia (northern highlands), Extremamente leve no paladar, oleoso e arredondado, com um nariz de frutas vermelhas, e um pouco de baunilha no paladar, é muito aromático e muito agradável para se harmonizar com charutos. Essa combinação resulta em sabor suave

 

Charuto Monte Pascoal Belicoso com Whisky Bruichladdich Sherry Classic (Single Malt)

Há uma grande semelhança com um whisky puro malte e um charuto. Ambos trazem em sua alma o sabor de sua região, um sabor único do terroir onde foram produzidos.

Dentro do whisky Bruichladdich Sherry Classic há o sabor da escócia, mas precisamente o sabor da região de Islay, uma região famosa pelos scotches turfosos (pela queima da turfa), whisky de sabor mais defumado e de grande personalidade. Continuando nesta linha de pensamento, este charuto puro mata fina, tem o sabor recôncavo baiano, seu solo, sua água, o sabor da Bahia, o sabor do Brasil. A pureza e originalidade casam perfeitamente

 

Charuto H. Upmann Magnum 50 com whisky Glenmorangie The Original (Puro Malte)

A harmonização de um charuto cubano suave, o H. Upmann Magnum 50 com mais um whisky escocês Puro Malte, o Glenmorangie The Original, um whisky de graduação 40%, envelhecido barris de Bourbon Americano. O whisky tem uma coloração dourada bem clara, um nariz bem definido com notas de baunilha e um fundo cítrico, bem agradável, e um paladar maravilhoso, fresco e vibrante com notas também de baunilha e um fundo de canela, que permanecem no paladar num longo fim de boca. Muito prazeroso.

 

Charuto Don Porfirio Belicoso com Whiskey Jameson 

Este é o whisky irlandês mais vendido no mundo e vem crescendo em popularidade no Brasil. Não é por acaso. Os uísques irlandeses são um capítulo a parte no mundo dos whiskies, e este Jameson é um dos melhores exemplares. Extremamente macio no paladar, com uma leve doçura e um sabor bem maltado, rico e aromático, com notas florais no nariz e pouco baunilha no paladar e um final acarvalhado, bastante agradável.

E por ser um whisky mais suave, a combinação foi feita com um charuto de corpo suave para médio, o Don Porfírio Belicoso. Charuto com uma capa bem lisa e bem macio ao se apertar, o que mostra que a quantidade de tabaco prensado não é tão grande e, por conseguinte o fluxo provavelmente é bom, combinação perfeita.

 

Charuto Romeu e Julieta Short Churchill com Jack Daniel´s Gentleman Jack

Este Jack Daniel´s Gentleman Jack tem um processo diferente de suavização através de uma dupla filtragem em colunas de 3 metros de carvão, o que o fabricante chama de Charcoal Mellowing, e o resultado é realmente bem interessante, o produto final é um whisky mais suave que o JD tradicional, que desce mais arredondado e macio. Para harmonizar com este whiskey mais “suavizado”, o ideal seriam charutos de corpo suave ou médio, e para isso foi selecionado o Romeu e Julieta Short Churchill.

O charuto é um robusto bem construído e bem sólido, com uma linda capa clara e oleosa, bem perfumado, com um aroma a frio delicioso,  sem comprometer. O sabor com um fundo terroso apimentado, mas muito rico, com uma fumaça densa e cremosa.

Fonte charutos.com




Conheça Também:

Imigrantes Bebidas
Adega do Vinho
Vodkas.com.br
cervejanacionaleimportada.com.br
Bebidaebebidas.com.br
Alambique da Cachaça
Absintos.com.br
4008650